10 Dicas para ter mais saúde em 2019

1. Fazer uma alimentação variada e equilibrada

  • Fazer refeições fracionadas e regulares: pequeno-almoço, merenda da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia;
  • Ao almoço e jantar é importante, em qualquer faixa etária, iniciar a refeição com uma sopa, pois esta é um dos alimentos mais saciantes e com menos calorias;
  • Preferir o azeite ou oleo de côco como gorduras de eleição para cozinhar e utilizar ervas aromáticas e especiarias para temperar, em vez de sal.

2. Promover a hidratação

  • Cada adulto deverá beber, no mínimo, 1.5 Litros de água por dia;
  • Evitar o consumo de bebidas açucaradas;
  • Sumos de fruta, chá, refrigerantes e leite podem ser consumidos com moderação.

3. Manter um peso corporal saudável

  • A chave é ter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente, dado que esta ajuda a gastar energia.

4. Reduzir o tempo de ecrã

  • É importante limitar o tempo de permanência em frente ao ecrã, assim como evitar a presença destes dispositivos eletrónicos no quarto e a sua utilização antes de dormir. Isto é especialmente importante para as crianças e jovens.

5. Moderar o consumo de bebidas alcoólicas?

  • Hidratar-se antes e durante o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Comer sempre antes de consumir bebidas alcoólicas para impedir a sua rápida absorção;
  • De preferência, consumir sempre a mesma bebida;
  • Se beber não conduza.

6. Praticar atividade Física

  • A Organização Mundial de Saúde recomenda 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada;
  • É importante beber água antes, durante e depois da atividade física para evitar a desidratação;
  • Usar as escadas em vez do elevador, reduzir o tempo que permanece sentado, fazer uma caminhada durante os intervalos do almoço e realizar atividades de exercício físico em família aos fins de semana.

7. Lidar com o Stress

  • Fazer listas de tarefas exequíveis, realistas e listá-las por prioridades;
  • Partilhar tarefas com outros membros da família, colegas e amigos;
  • Oferecer algum tempo para si todos os dias e realizar uma atividade que lhe dê prazer;
  • Praticar exercícios de relaxamento (meditação, ioga, pilates).

8. Gerir emoções

  • Usar a simpatia e sorrir tem um impacto positivo nos outros e, consequentemente, melhora o seu dia-a-dia;
  • Manter uma atitude positiva e cultivar as boas emoções através de atividades prazerosas e boa companhia contribui para que se sinta mais equilibrado;
  • Algumas emoções afetam a saúde negativamente (cólera, irritação, zanga) e outras, por sua vez, têm um efeito positivo (calma, amizade, solidariedade, alegria), cultive as emoções que lhe fazem bem e que podem trazer benefícios e deixe de lado tudo aquilo que é menos positivo para a sua saúde.

9. Sono

  • Procure dormir o suficiente (entre 7 a 9 horas por noite);
  • Antes de dormir evitar o uso de aparelhos eletrónicos;
  • A temperatura pode influenciar a qualidade do sono por isso mantenha o espaço onde dorme a uma temperatura agradável.

10. Prevenção de Acidentes

  • Em casa, mantenha os espaços iluminados e utilize antiderrapantes nos tapetes;
  • Apague ou desligue os sistemas de aquecimento antes de se deitar ou sair de casa, de forma a evitar incêndios ou intoxicações;
  • Se conduzir ajuste a sua condução em função das condições meteorológicas e da estrada.

Em 2019 seja mais saudável, adote comportamentos que vão certamente trazer-lhe mais saúde e fazê-lo mais feliz.

 

Fontes:

https://rotasaude.lusiadas.pt

https://www.eufic.org

https://www.dgs.pt

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