Alimentos que minimizam as Alergias

Alergias são um conjunto de reações despoletadas por hipersensibilidade do sistema imunitário do indivíduo, em resposta a um agente externo (alergénio). Estas reações são caracterizadas por uma resposta inflamatória exagerada face a uma substância inofensiva e perfeitamente tolerada pela maioria da população.

Entre outros mecanismos, o sistema imunitário produz uma grande quantidade de anticorpos IgE e liberta mediadores químicos chamados histamina, o que provoca os sintomas típicos duma alergia, como:

  • olhos lacrimejantes;

       

  • ardor e vermelhidão ocular;
  • espirros;

       

  • congestão, ardor ou corrimento nasal;
  • tosse e/ou sibilos (“pieira”);

       

  • dificuldade respiratória;
  • manchas na pele que provocam comichão e edema (inchaço);

       

Esta reação exacerbada do nosso organismo é prejudicial e pode ser aguda ou crónica e mais ou menos intensa, sendo responsável por doenças como a rinite alérgica, alergias alimentares, dermatite atópica, asma alérgica e anafilaxia.

As alergias mais comuns são aos pólenes, ácaros do pó, fungos, epitélios dos animais domésticos, medicamentos, alimentos e alguns produtos de utilização profissional como o látex.

É importante ter uma alimentação variada e equilibrada. Hábitos alimentares inadequados podem prejudicar a saúde e piorar os problemas já existentes.

Adicionar à sua dieta certos alimentos, em quantidades moderadas, pode ajudar a minimizar alguns dos sintomas associados às alergias:

  • Salmão, atum, cavala, arenque, dourada, chicharro, sardinha, enguia, óleo de fígado de bacalhau, caranguejo, camarão, algas, óleo de canola, nozes, espinafres, alho francês, couves de folha verde escura, cogumelos, brócolos, nozes e sementes de linhaça e chia são ricos em ácidos gordos da série ómega-3, que contribuem para a reduçãoda resposta inflamatória.

       

  • O ananás fresco contém uma enzima chamada bromelaína, um anti-inflamatório natural, que contribui para a melhoria dos sintomas associados às alergias.

       

  • Os alimentos com propriedades antioxidantes, nomeadamente frutas (mirtilos, amoras, arando, framboesas, morangos, ameixas, maçãs, laranjas,uvas e cerejas); vegetais (feijões, alcachofras, couves, espinafres, couves de bruxelas, brócolos, beterrabas, pimentos vermelhos,alho, milho e beringelas); nozes,avelãs, sementes, chá verde, entre outros; também ajudam a combater a inflamação, um fator crítico no controle das alergias.

       
 

 

Fontes:

www.webmd.com

https://swedishcovenant.org

www.ceenta.com

www.rd.com

www.integrativepro.com

https://rotasaude.lusiadas.pt

www.alimentacaosaudavel.dgs.pt

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