Alergias são um conjunto de reações despoletadas por hipersensibilidade do sistema imunitário do indivíduo, em resposta a um agente externo (alergénio). Estas reações são caracterizadas por uma resposta inflamatória exagerada face a uma substância inofensiva e perfeitamente tolerada pela maioria da população.
Entre outros mecanismos, o sistema imunitário produz uma grande quantidade de anticorpos IgE e liberta mediadores químicos chamados histamina, o que provoca os sintomas típicos duma alergia, como:
- olhos lacrimejantes;
- ardor e vermelhidão ocular;
- espirros;
- congestão, ardor ou corrimento nasal;
- tosse e/ou sibilos (“pieira”);
- dificuldade respiratória;
- manchas na pele que provocam comichão e edema (inchaço);
Esta reação exacerbada do nosso organismo é prejudicial e pode ser aguda ou crónica e mais ou menos intensa, sendo responsável por doenças como a rinite alérgica, alergias alimentares, dermatite atópica, asma alérgica e anafilaxia.
As alergias mais comuns são aos pólenes, ácaros do pó, fungos, epitélios dos animais domésticos, medicamentos, alimentos e alguns produtos de utilização profissional como o látex.
É importante ter uma alimentação variada e equilibrada. Hábitos alimentares inadequados podem prejudicar a saúde e piorar os problemas já existentes.
Adicionar à sua dieta certos alimentos, em quantidades moderadas, pode ajudar a minimizar alguns dos sintomas associados às alergias:
- Salmão, atum, cavala, arenque, dourada, chicharro, sardinha, enguia, óleo de fígado de bacalhau, caranguejo, camarão, algas, óleo de canola, nozes, espinafres, alho francês, couves de folha verde escura, cogumelos, brócolos, nozes e sementes de linhaça e chia são ricos em ácidos gordos da série ómega-3, que contribuem para a reduçãoda resposta inflamatória.
- O ananás fresco contém uma enzima chamada bromelaína, um anti-inflamatório natural, que contribui para a melhoria dos sintomas associados às alergias.
- Os alimentos com propriedades antioxidantes, nomeadamente frutas (mirtilos, amoras, arando, framboesas, morangos, ameixas, maçãs, laranjas,uvas e cerejas); vegetais (feijões, alcachofras, couves, espinafres, couves de bruxelas, brócolos, beterrabas, pimentos vermelhos,alho, milho e beringelas); nozes,avelãs, sementes, chá verde, entre outros; também ajudam a combater a inflamação, um fator crítico no controle das alergias.
Fontes:
www.webmd.com
https://swedishcovenant.org
www.ceenta.com
www.rd.com
www.integrativepro.com
https://rotasaude.lusiadas.pt
www.alimentacaosaudavel.dgs.pt