Como aumentar a produção de leite materno?

Mecanismos da Lactação

Sempre que o bebé mama, as terminações nervosas do mamilo iniciam um ciclo em que intervêm as hormonas ocitocina e prolactina, que levam ao processo de produção e expulsão do leite materno.

Ocitocina

A sua função é ajudar o bebé a extrair o leite da mama através da contração das pequenas bolsas que armazenam o leite. A sua ação está muito ligada às sensações e sentimentos da mãe, e por este e outros motivos é também conhecida como - hormona do amor. Começa a atuar, por exemplo, quando a mãe vê, toca ou ouve o bebé, quando sente o seu cheiro ou simplesmente quando pensa nele.

  • Como ajudar o reflexo da Ocitocina:

Evitar fatores de stress ou ansiedade (o stress é inimigo da lactação, dado que impede a ejeção do leite, que pode ficar retido na mama).
Privilegiar o contato físico com o bebé, cuidar dele e atender às suas necessidades.
Estar confortável, descansar sempre que possível e ter o bebé perto de si.

Prolactina

A prolactina atua fazendo com que as células secretoras produzam leite. Cerca de 30 minutos após a mamada a prolactina atinge o pico máximo de concentração no sangue, o que faz com que a mãe produza leite para a mamada seguinte.

  • Quanto mais mamadas, mais leite é produzido.
  • A produção de prolactina aumenta à noite, por isso amamentar durante a noite é especialmente importante para manter a produção de leite.
  • A prolactina faz com que a mãe se sinta relaxada e algumas vezes sonolenta.

 

+ MAMADAS = + ESTIMULOS = + LEITE

 

Dicas para uma maior produção de Leite

  • Aumentar a frequência das mamadas - Sabe-se que quantas mais vezes obebé mama, mais leite é produzido. Amamentar o bebé em regime livre (sempre que tiver fome) e esvaziar uma mama em cada mamada é essencial para uma maior produção de leite.
  • Extrair o leite com uma bomba - Para aumentar a produção de leite poderá, no final de cada mamada, extrair o leite materno que o bebé não ingeriu naquela refeição.
  • Massagem - Massajaros seios antes e durante a amamentação ajuda a relaxar e estimula a saída do leite.
  • Evitar uso de chupetas e biberões - Enquanto a amamentação não estiver bem estabelecida, uma vez que poderá criar alguma confusão ao bebé, levando-o a não conseguir pegar na mama da forma correta, não estimulando, assim, a produção de leite materno.
  • Posicionamento e Pega - O bebé deve abocanhar não só o mamilo, mas também grande parte da aréola. Assegure-se que tanto o bebé como a mãe se encontram numa posição correta e confortável: o bebé deverá estar com a cabeça em linha reta com o corpo, o queixo encostado à mama da mãe e o lábio inferior virado para fora.A mãe deverá ter os pés apoiados e as costas direitas.

É também essencial que a mãe faça uma alimentação variada e equilibrada, beba uma grande quantidade de líquidos e descanse o suficiente.

 

Hipogalactia
 
É a reduzida ou insuficiente secreção de leite. Acontece em cerca de 5% das mulheres.
 

Os suplementos que contêm Silimarina (substância extraída da planta medicinal Cardo Mariano), conhecida pelas suas propriedades galactagogas,podem ser úteis para aumentar a produção de leite materno.

A Silimarina, mesmo sendo um produto natural, deve ser aconselhada pelo seu médico.


Na Farmácia da Penha podemos ajudá-la com as suas dúvidas sobre amamentação. Temos disponível um serviço de enfermagem, que presta também cuidados ao recém nascido. 

Neste sentido, para além da monitorização do peso do seu bebé, estamos disponíveis, quer nas nossas instalações, quer ao domicílio, para apoiá-la e esclarecer as suas dúvidas, nomeadamente no que diz respeito a:

  • Ritmos de sono
  • Tipos de choro
  • Sinais e sintomas de desconforto do bebé (fébre, cólicas)
  • Amamentação

 

Fontes:

www.vamosdardemamar.org

www.dodot.pt

www.saudecuf.pt

www.humana.pt

www.medela.pt

www.papabem.pt

Voltar