Como devo desparasitar o meu animal de estimação?

Desparasitar o seu animal de estimação é fundamental, não só pela saúde do seu animal mas também pela sua, pois muitos parasitas podem acabar por contaminar o Homem,   designando-se essa contaminação por zoonose (doença transmitida do animais para o Homem)

De uma forma muito generalista, os parasitas podem dividir-se em:

Endoparasitas ou parasitas internos (ténias, lombrigas, etc) que podem causar problemas de maior ou menor gravidade aos animais e nalguns casos a humanos.

Ectoparasitas ou parasitas externos (pulgas, carraças, piolhos e ácaros) que podem provocar e/ou transmitir doenças graves (ex.: Leishmaniose, Dirofilariose, Febre da carraça, etc) aos animais e em alguns casos também a humanos.


Os parasitas existem o ano inteiro, pelo que a prevenção é a melhor forma do seu animal estar sempre protegido.Os desparasitantes que deve usar dependem fundamentalmente do animal em questão e do seu peso, e é importante lembrar que os desparasitantes não são todos iguais. Podemos ajudá-lo a escolher o melhor e mais adequado ao seu animal.

No entanto, podemos desde já referir algumas regras básicas recomendadas, nomeadamente:

  • Desparasitação interna de cães/gatos adultos: mínimo de 3 em 3 meses.

  • Desparasitação externa de cães/gatos contra pulgas: todo o ano.

  • Desparasitação externa de cães e gatos contra carraças, mosquitos, flebótomos: antes do aparecimento destes parasitas e até ao seu desaparecimento. Dependendo da zona geográfica pode ser de Março a Setembro, ou mesmo todo o ano). 

Existem diversos tratamentos disponíveis contra parasitas externos, desde pipetas, coleiras, champôs, pós sprays a comprimidos. 

Sugerimos que o desparasitante seja recomendado pelo veterinário que acompanha o seu animal de estimação.Em último caso, ou na impossibilidade de o fazer sugerimos em alternativa um desparasitante de amplo espetro que cubra todos os parasitas externos comuns em cães ou gatos e nesta fase nós podemos ajudar na sua escolha.As pipetas normalmente são de aplicação mensal. 

Relativamente a banhos, antes ou depois de aplicar uma pipeta, deverá saber que por norma, os produtos mantêm a sua eficácia se o animal for molhado (banho de chuva ou banho de mar).

No entanto, deve ser evitada a exposição intensa e prolongada à água. Nos casos de exposição frequente à água a duração da eficácia pode ser diminuída e pode ser necessário repetir o tratamento (consulte sempre o Folheto Informativo do produto em causa).

Quando for necessário lavar o cão com champô, recomenda-se a lavagem 48 a 72 horas antes da aplicação do medicamento ou então pelo menos duas semanas depois da aplicação, de modo a otimizar a eficácia do produto.

Os comprimidos normalmente são de administração mensal.

As coleiras normalmente duram alguns meses, dependendo da marca podem ir até aos 8 meses.

Os champôs, pós e sprays normalmente eliminam os parasitas que se encontram no animal no momento, mas não têm efeito residual, ou seja, não previnem o aparecimento de reinfestações.


Se o seu cão ou gato não sai de casa, no mínimo deve desparasitá-lo regularmente contra pulgas e parasitas internos. Apesar de neste caso o seu animal ter um risco menor de exposição a parasitas, é possível, que enquanto dono, leve ovos de parasitas nos seus sapatos ou leve pulgas para dentro de casa. Se o seu gato ou cão ingerir esses ovos ou uma pulga, então é bem possível que desenvolva uma infeção.

A Farmácia da Penha, para além de todos os produtos que habitualmete já conhece, conta agora com uma nova marca de produtos de veterinária, a PARAVET. Esta é uma marca que disponibiliza uma vasta gama de soluções para que possa cuidar da saúde do seu animal a um preço mais acessível. Além disso, tornando-se um cliente PARAVET, tem ao seu dispor todos os dias um veterinário que apenas com uma chamada, poderá resolver as suas dúvidas de forma gratuita.

Mantenha o seu animal em forma, com saúde e feliz.

 

 

 

Voltar