Dicas para escolher a sua escova de dentes eléctrica ou manual

O mercado oferece cada vez mais opções no que respeita a escovas de dentes, mas existem dicas que podem ajudar na sua decisão.

Cerdas macias – A maioria dos profissionais defende que uma escova de cerdas macias é a melhor opção para remoção de placa e de restos dos dentes e na linha da gengiva.

Cabo da escova - É importante que o cabo de uma escova de dentes manual, além de anatómico seja flexível, sobretudo para quem tem tendência a escovar os dentes com muita força, ou para quem tem retração gengival, pois a força aplicada na escovagem é suavizada.

Conforto  – Escolha qualquer forma e tamanho que lhe pareça mais confortável. A melhor escova é a que se adequa a boca e permite alcançar os dentes facilmente. No entanto, muitos dentistas defendem que se a escova tiver uma cabeça pequena alcança mais facilmente todas as áreas da boca permitindo uma limpeza mais eficaz.

Troca de escova - A sua escova deve ser trocada a cada 3 meses, ou após ter estado doente, isto para diminuir o risco de uma nova infeção pelos germes que aderem às cerdas.

Particularidades - Existem escovas que possuem no verso das cerdas, ligeiras rugosidades que servem para limpar a língua, sendo este um passo imprescindível na higiene oral.

Existem também escovas adequadas a situações muito especiais, como o uso de aparelhos ortodônticos, pós- cirurgias, entre outros, e neste casos a escolha das escovas deve ser direcionada apenas para produtos indicados para o efeito.

Escova de dentes eléctrica ou manual – Ambas as escovas podem vir a ser igualmente eficazes no combate à placa bacteriana, no entanto, as escovas de dentes elétricas  tendem a ser mais fáceis de utilizar que as escovas manuais e pela tecnologia que possuem ganham pelo bom desempenho garantido, o que pode não acontecer com uma escova manual. Actualmente a oferta de escovas eléctricas é tão grande que pode existir alguma dificuldade no momento da escolha. Esta escolha deve acentar sobretudo no conhecimento dos diversos tipos de cabeça de escovas e nas diferentes tecnologias:

  • Rotação – Têm um conjunto de cerdas que giram rapidamente. As cerdas podem ser organizadas em círculos que giram como uma roda, ou com tufos individuais de cerdas que giram sozinhos. As escovas rotativas são o tipo mais barato de escova elétrica que pode comprar.
  • Oscilação rotativa – Estas escovas de dentes elétricas têm cabeças redondas pequenas e são das escovas mais populares da marca Oral B. A cabeça oscila – gira em para um lado e depois para o outro – em torno de um dente de cada vez para varrer a placa. Estes modelos são mais eficientes que os modelos rotativos, mas são um pouco mais caros.
  • Pulsação – Algumas escovas de dentes elétricas rotativas e oscilantes rotativas pulsam para fazer a cabeça mover-se para trás e para a frente contra os dentes enquanto gira. Isto ajuda a desalojar a placa e é uma tecnologia que normalmente é encontrada em escovas elétricas mais caras.
  • Contra oscilação – Estas escovas de dente elétricas têm a mesma forma de cabeça que escovas oscilantes, mas os tufos de cerdas rodam em direções diferentes simultaneamente – com cada tufo girando na direção oposta aos do lado.
  • Cabeça dupla – Como o nome indica, estas escovas de dente elétricas combinam duas cabeças numa só peça, uma delas faz um movimento rotacional e a outra faz um movimento como que a varrer para os lados.
  • Lateral – Ao invés de girar, essas escovas de dentes varrem de um lado para outro a velocidades tão altas que vibram contra seus dentes. 
  • Sónica e ultra-sónica – Estas são escovas que vibram a altas velocidades e frequências para ajudar a destruir a placa. Os fabricantes de escovas sónicas afirmam que também conduzem líquidos de limpeza (uma mistura de pasta de dentes, água e saliva) entre os dentes para ajudar a desalojar a placa. As escovas vibratórias geralmente são mais caras do que os modelos rotativos.

Na Farmácia da Penha podemos esclarecer as suas dúvidas e ajudar na escolha da escova certa para si. A oferta é muita, é certo, mas vamos certamente ajudá-lo para que possa fazer uma compra adequada à sua necessidade.

Voltar