Doença Hemorroidária - Conselhos de auto-ajuda

A doença hemorroidária trata-se de uma doença comum, de diagnóstico fácil e na maioria das vezes de fácil tratamento.

As hemorróidas resultam da dilatação e obstrução dos vasos normalmente presentes na porção distal do reto e no ânus o que leva ao aparecimento das saliências hemorroidárias que podem ser internas ou externas.

Hemorróidas internas representam as saliências hemorroidárias que têm origem no interior do reto e podem ou não exteriorizar-se através do ânus. Os principais sintomas das hemorróidas internas são dor e prolapso (exteriorização da saliência devido ao esforço evacuatório).

Hemorróidas externas são as saliências recobertas por pele do ânus e são visíveis à simples inspeção do ânus. A trombose hemorroidária é mais freqüentemente uma complicação da doença hemorroidária externa e manifesta-se por intensa dor e inchaço das saliências.

 

 

 

 

 

 

As hemorróidas resultam de um maior ou menor grau de degeneração (ou desgaste) da parede do reto inferior o que leva a um deslocamento dos vasos normais do reto e respectiva obstrução.. Não se conhecem as causas exatas para este processo, no entanto os fatores predisponentes poderão ser necessidade de esforço ao evacuar, idade ( maior predisposição entre os 45 e 65 anos), gravidez ou herança genética.

Como se auto-ajudar?

1-Beba muitos líquidos

Inclua na sua dieta muita água e sumos naturais.

2-Como alimentos ricos em fibras

As frutas cruas, as verduras, os legumes e os cereais devem fazer parte da sua alimentação. O aumento da ingestão de fibras alimentares auxilia a eliminação das fezes, tornando-as menos endurecidas e mais fáceis de serem eliminadas.

3-Evite a ingestão de alimentos condimentados e de álcool

Reduza a pimenta e os temperos. Use ervas aromátivcas. Modere o consumo de bebidas alcoólicas substiua-as por água ou sumos naturais.

 

4-Faça exercício físico com regularidade

Deve caminhar ou nadar, no mínimo 3 vezes por semana. De acordo com a sua condição física vá aumentando o tempo de exercício progressivamente.

5-Evite os locais quentes

Prefira sempre banhos frios ou tépidos

6-Evite permanecer muito tempo sentado

Mesmo duarnte o horário de trabalho procure caminhar por alguns minutos, evitando permanecer sempre sentado.

7-Não deixe para depois

Vá à casa de banho sempre que tiver vontade, pois se não o fizer as fezes podem ficar endurecidas e difíceis de serem eliminadas.

8-Se possível mantenha horários fixos de ida à casa de banho

Treine o seu intestino. Desta forma ele vai "lembrar-se" que tem de evacuar. Além disso existem também reguladores da flora instinal que o podem ajudar a conseguir obter este resultado com efeito "relógio" no seu intestino.

9-Lembre-se que a sanita não é um local de leitura

 

10-Evite fazer esforço ao evacuar

Se estiver com muita dificuldade em evacuar procure ajuda na sua farmácia, pois existem produtos que podem ajudar a amolecer as fezes de e tornar menos doloroso o processo de evacuar.

Se sofre de doença hemorroidária, o seu médico pode ajudá-lo. Depois de um exame clínico o seu médico pode prescrever-lhe o tratamento adequado associado a estes conselhos e ajudá-lo a resolver a crise hemorroidária.

Voltar