Envelhecimento precoce - como evitar?

O envelhecimento precoce, é um envelhecimento que ocorre de forma antecipada ao seu tempo natural.

Um envelhecimento prematuro pode comprometer a nossa saúde e certamente comprometerá a nossa aparência, fazendo com que possamos parecer mais velhos do que realmente somos.

Actualmente são muitos os factores que promovem a chegada do envelhecimento precoce, por isso temos de antecipar-nos e adiar a sua chegada. Para tal temos de conhecer alguns dos mais importantes factores que nos fazem envelhecer prematuramente.

Stress

O Stress contínuo do dia a dia e a ansiedade, aceleram o envelhecimento das células humanas, podendo mesmo levar ao aparecimento de determinadas doenças.

A nossa mente tem um papel fundamental no toca à forma como controlamos este nível de stress.  Lembre-se que o nosso rosto é responsável pela nossa comunicação não verbal, e sentimentos como a raiva, o rancor e o mau humor constante, podem logo à partida marcar o nosso rosto através de rugas de expressão menos simpáticas.

Sorria, os seus músculos ficarão certamente mais relaxados e o seu rosto menos marcado de forma negativa.

Alimentação

Todos nós já ouvimos a expressão de que "somos o que comemos". De facto em alguns casos poderá não ser bem assim, mas na sua grande maioria é mesmo assim. Uma dieta rica em açúcar, gorduras e alimentos processados, vai certamente acelerar o processo de envelhecimento das nossas células, e lembre-se que açúcar não são só bolos e chocolates. Uma dieta desiquilibrada pode levar a processos de inflamção dos órgãow afectando o seu bom funiconamento e consequentemente o seu envelhecimento prematuro.

Peso

Estar muito acima ou muito abaixo do seu peso recomendado, pode levar a uma maior rapidez no processo de envelhecimento. Estar abaixo do peso adequado, pode levar a uma perda de tónus muscular, e dificuldade na produção de colágeneo, aumentando a incidência de rugas. No entanto, estar muito acima do peso muitas das vezes é sinónimo de sedentarismo o que pode levar ao aparecimento de doenças crónicas e consequenetemente envelhecimento precoce a vários níveis.

Exercício Físico

Havendo actividade física frenquente tudo melhora. Tornamo-nos mais activos, temos mais energia, os nossos músculos e ossos ficam mais fortes e o nosso sistema imunitário agradece MUITO. Ao praticar exercício físico a nossa circulção melhora evitando o risco de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e até depressões. Fazer exercício físico é sem dúvida uma das melhores armas contra o envelhecimento precoce.

Água

A água transporta nutrientes, regula a temperatura corporal, melhora o desempenho físico, hidrata-nos por dentro e por fora, ajuda o intestino a funcionar melhor e tem inúmeros outros benefícios que vão ter impacto e retardar com sucesso o envelhecimento precoce.

Fumar

Não vamos falar novamente dos inúmeros efeitos nocivos do tabaco. Mas lembre-se que os reflexos do seu consumo reflectem-se também na sua pele sendo que os fumadores desenvolvem rugas com mais facilidade, estão mais susceptíveis ao aparecimento de manchas.

Álcool

O consumo excessivo de álcool também deixa marcas permantes. Os seus órgãos envelhecem mais precocemente, a pele visivelmente mais desidratada, há um aumento da flacidez, e outros problemas como acne e rugas tendem a surgir mais frequentemente.

Sol

O sol é fundamental para a nossa saúde. Os benefícios do sol são inúmeros, no entanto, para poder tirar o máximo partido destes benefícios há que evitar uma exposição desaquada e exagerada pois desta forma o sol pode tornar-se altamente prejudicial principalmente para a nossa pele. Numa exposição excessiva  as radiações ultrvioleta vão dar origem a uma mais rápida formação de rugas e manchas, danificando as células da superficie da pele dando origem a um envelhecimento precoce.

Sono

Damos pouco importância ao papel que o sono tem na nossa qualidade de vida, mas a verdade é que sono contribui para o processo de regeneração das nossas células e para o nosso rejuvenescimento. A falta de sono aumenta os nosso níveis de stress, deixa-nos vulneráveis a diversas doenças e leva-nos ao envelhecimento precoce.

Estes são alguns dos principais factores de envelhecimento, mas pelo menos estes podem ser controlados.

Envelhecer é de facto inevitável, mas se podemos retardar este processo porque não fazê-lo?

Mude a sua alimentação, coma menos açúcares, e opte por mais frutas e vegatais frescos, beba mais água, pratique mais desporto, deixe de fumar.

Limpe a sua pele todos os dias, use os produtos certos, adequados aos seu tipo de pele, evite a exposição solar excessiva.

Passeie ao ar livre, seja feliz, comunique, conheça novos lugares, liberte-se do stress. Deixe que a sua vitalidade se reflicta exteriormente.

Fontes: 

www.vichy.pt

www.sbd.com.br

 

Voltar