Factos sobre Aleitamento Materno

O leite materno é o primeiro alimento ideal para o bebé, fornecendo-lhe toda a nutrição e hidratação necessária, e tem ainda imensos outros benefícios para a saúde do bebé e da mãe. Hoje no dia Mundial da Amamentação, deixamos-lhe algumas dicas úteis, que podem tornar mais simples a sua vida enquanto recém mamã.

O que contém este leite?

  • Colostro, rico em nutrientes, dá lugar ao leite de transição passados cinco dias e por volta do 15º dia ao leite maduro.

  • O leite materno é quase 90% água e contém cerca de duzentos outros componentes essenciais para o crescimento e imunidade do bebé.

  • Tem um sabor adocicado um alto conteúdo nutricional protegendo o bebé a longo prazo, contra doenças como diabetes, doenças cardíacas e obesidade infantil.

Bom para a mamã?

Sem dúvida!

  • A sucção do bebé provoca a libertação de oxitocina, ajudando o útero a contrair-se até ao seu tamanho normal.

  • Muitas mulheres dizem perder peso ao amamentar e investigações comprovam que as mulheres que amamentam tem um gasto de mais 500 calorias diárias.

  • Nas mulheres que amamentaram, estudos indicam, que, posteriormente, há uma menor incidência de depressões pós-parto e um risco mais reduzido de cancro da mama, do ovário e do endométrio e ainda reduz o risco de osteoporose.

Do que precisa se estiver a amamentar?

  • SUTIÃS: Um sutiã de aleitamento bem ajustado e aconchegante ajuda a uma amamentarção serena e tranquila. Estes são sutiãs com uma copa prática que pode ser aberta só com uma só mão e normalmente com alças largas e ajustáveis que reduzem a pressão sobre os ombros. Numa altura em que o peito da mulher está mais pesado, o soutien de amamentação tem um elevado suporte lateral para garantir o máximo conforto. (Sugestão: Sutiãs de Aleitamento CHICCO MAMMY)

         

        

  • DISCOS: Para evitar irritações e fissuras deve haver uma higiene cuidada dos seios. Devem escolher-se discos de materiais transpiráveis, antibacterianos e com uma forma anatómica para uma perfeita aderência ao seio. (Sugestão : Discos NaturalFeeling CHICCO)

         

  • CREME PARA MAMILOS: Um creme para hidratação dos mamilos não tem que necessariamente ser usado apenas quando os mamilos estão já doridos ou gretados. Estes podem ainda ser utilizados durante a gravidez e durante todo o perído de aleitamento, como preventivos, ajudando a hidratar o mamilo. No entanto, quando os problemas no mamilo surgem, estes cremes à base de lanolina são também a solução ideal, pois conferem uma barreira protetora adicional permitindo uma cicatrização mais rápida e eficaz. (Sugestão: Creme de lanolina da MEDELA - PURELAN)

?             

  • BOMBA TIRA-LEITE: Por vezes podem haver alguns impedimentos que podem dificultar o processo de amamentação. As bombas tira leite são excelentes aliadas, pois garantem uma extração de leite eficaz com toda a serenidade e conforto. É útil usar bombas tira leite em situações especiais tais como: regresso à vida laboral, bebés que não se adaptam ao seio materno, seios que produzem uma elevada quantidade ou que têm uma fraca produção de leite para ser estimulada. (SUGESTÃO:Bomba tira leite NaturallyMe da CHICCO e/ou Bomba tira leite MEDELA Swing)

 

 

A amamentação muitas vezes não é tão simples e natural como tantas vezes se dá a entender que é. Cerca de 75% das mulheres procura ajuda nas primeiras semanas, por isso se tiver dificuldades, saiba que temos ao seu dispor,um serviço de enfermagem, que lhe permite vir esclarecer todas as suas dúvidas sobre amamentação. Não se sinta sozinha, procure ajuda!

 

Fontes:

www.chicco.pt

www.medela.pt

Voltar