Festivais de Verão - Kit de sobrevivência

Aos festivaleiros que rumam para qualquer canto do país onde haja um festival, vamos deixar algumas dicas que certamente não vão querer dispensar, pois acampar num festival, não é propriamente o mesmo que ir fazer turismo rural.

Vamos então às dicas que consideramos mais fundamentais:

Kit SOS

Deve conter a medicação habitual (pílula anticoncepcional, asma, diabetes ...) e outros medicamentos indicados pelo seu médico de família em caso de doenças crónicas. No entanto, deve sempre fazer acompanhar-se de medicação para uma eventual dor de cabeça, vómitos ou diarreia. Igualmente importantes são: os pensos de vários tamanhos, desinfectantes para a pele, tampões protectores de ruídos e repelente de insectos (a Farmácia da Penha tem a decorrer uma campanha de replentes de insectos da marca PREVIPIQ® em que na compra de 1 produto ganha outro de oferta). Tenha especial cuidado com as vespas e abelhas, carraças ou pulgas pois são outra das pragas, que também se podem eventualmente encontrar nestes locais e devem ser rapidamente arrancados da pele, mas por profissionais certificados, pois não é tão simples como parece. Em caso de ser picado, recomendamos o produto After Bite®, pois proporciona um alívio imediato da dor e comichão e dá ainda uma agradável sensação de frescura, mesmo nas picadas mais agressivas, como as de alforrecas, abelhas, pulgas ou aranhas.

Higiene

Deve levar sempre consigo um ou mais pacotes de toalhitas, porque servem para imensas coisas quando não há água logo ali ao lado, seja para um breve momento de higiene (desde limpar os pés, rosto ou mãos ) ou até para desmaquilhar, nos caso das raparigas que não dispensam cuidar da sua imagem mesmo em dias de festival. A escova e pasta de dentes devem também integrar a bolsa de higiene, sendo que neste sentido a Farmácia de Penha tem kits de viagem de higiene oral da Elgydium® bastante úteis e completos. Dispomos também de kits com gel de banho, champô e hidratante corporal, da Caudalie® em formato de viagem. Relativamente ainda ao champô, tem a opção de utilizar champô seco (neste caso sugerimos o champô da klorane® ), pois este não necessita de ser enxaguado .

Calçado confortável  

Os cortes e feridas nos pés são bastante frequentes nestes locais, como tal deve levar consigo um calçado apropriado para percorrer vários quilómetros no recinto e para se proteger de lesões provocadas por objectos estranhos. Evite andar de chinelos na área de acampamento ou do recinto, o máximo de tempo possível.

Queimaduras

Em caso de queimadura deve, se possível, arrefecer a área queimada colocando-a debaixo de água corrente (sem pressão), cobrir a zona queimada com um pano limpo, sem pêlos e húmido, se puder leve consigo Biafine® para, nestas situações ou mesmo em queimaduras solares, colocar de imediato, não arranque nem mexa na roupa ou objectos que estejam colados à pele e procure ajuda de uma equipa médica assim que possível.

Excesso de álcool

Por abuso de álcool ou outras substâncias, um festivaleiro pode, por vezes, “ficar ausente” de forma inesperada e a sua intervenção pode realmente ajudá-lo.
Perda de consciência? Ele não responde, nem se mexe? Não hesite, chame de imediato ajuda, mesmo se julgar tratar-se apenas de uma “bebedeira”, pois pode ser muito grave. Enquanto espera, coloque a pessoa deitada de lado (posição lateral de segurança). No dia seguinte sugerimos que tenha à mão Guronsan®, que é um desintoxicante do organismo que promove um efeito revitalizador e rápida estimulação da recuperação física.
Se a situação está associada à queda ou pancada na coluna vertebral, não mexa ou desloque a vítima e aguarde pelo socorro diferenciado. Nunca deixe a vítima sozinha e chame de imediato ajuda.

Outros itens importantes:

Papel Higiénico

Fundamental, pois numa casa de banho de festival é risco constante a falta de papel. Em alternativa pode sempre levar vários maços de lenços de papel, pois pode sempre coloca-los no bolso e levar consigo para qualquer lado.

Esconderijo

Na verdade esta é apenas uma chamada de atenção, porque os objectos de valor devem andar sempre junto a si, fundamentalmente a carteira e o telemóvel.

Carregador de telemóvel

Existem disponíveis nas lojas de qualquer operadora, carregadores de telemóvel portáteis. Embora os festivais já tenham disponíveis locais próprios para o efeito, nunca é demais ter um carregador destes por perto.

Dinheiro

Qualquer recinto tem disponíveis multibancos, mas levantar dinheiro num local com milhares de pessoas pode tornar-se num pesadelo com muito tempo de espera.

Protector Solar

Em especial porque muitos festivais se realizam ao pé da praia ou mesmo porque durante o dia realizam actividades que implicam apanhar sol…o melhor é prevenir. A Farmácia da Penha terá 25% de desconto em todas as marcas de solares durante o mês de Agosto.

Geleira

Sabemos que é desconfortável, pesada e feia, mas a verdade é que é indispensável, e se não a levar, ao fim do primeiro dia já vai dar consigo a tentar perceber como foi cometer tal erro.

Fogão estilo “Campingaz”

 Vai certamente adiar a vontade de ir a correr para casa comer a comidinha caseira, pois é a forma mais fácil, rápida e barata de conseguir uma refeição quente, já que dentro dos festivais não costumam ser baratas. Relativamente a este tema sugerimos ainda comidas rápidas como enlatados (atum, salsichas) ou mesmo refeições já pré-preparadas enlatadas, e no mínimo umas bolachas, sumos e muita água, porque a fome e a sede vão apertar durante a noite e a meio do dia.

Qualquer dúvida não hesite em contactar a Farmácia da Penha seja via telefone, facebook, email ou mesmo pessoalmente, pois teremos todo o prazer em esclarecê-lo/a.

Bom festival, divirta-se e aproveite cada segundo.

Boas férias.

 

Voltar