Muitas vezes precisa de um medicamento para o tratamento da dor ligeira a moderada, febre e sintomas de constipação e gripe, ou mesmo dores menstruais. Ibuprofeno 400mg pode ser uma das soluções. Esta é uma molécula com várias opções no mercado não sujeitas a receita médica. No entanto, lembre-se que não deverá adquirir estes medicamentos de forma indiscriminada. Peça sempre conselho ao seu farmacêutico. Na Farmácia da Penha temos profissionais qualificados que o poderão ajudar na identificação dos sintomas e escolha da dosagem correcta (200mg ou 400mg).
Atenção: este texto não tem como objetivo ser uma bula do ibuprofeno. O objetivo é que seja um pouco menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este anti-inflamatório, que muitas vezes é procurado na sua dosagem mais alta e, na grande maioria dos casos, de forma desnecessária e desadequada.
O Ibuprofeno é uma substância anti-inflamatória presente em medicamentos usados para tratar dores de intensidade ligeira a moderada (dor reumática e muscular, dores nas costas, nevralgias, enxaqueca, dor de cabeça, dor de dentes e dores menstruais), febre e sintomas de constipação e gripe.
Na dose de 400 mg é indicado para adultos e adolescentes a partir dos 40 kg de peso e com mais de 12 anos.
Em menores de 18 anos deve ser usado por indicação do médico.
COMO UTILIZAR
Tome 1 comprimidos até 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições, para diminuir o risco de efeitos adversos gastrintestinais. Utilize a menor dose eficaz durante o menor período de tempo necessário para controlo dos sintomas.
DURANTE QUANTO TEMPO
Não deve tomar Ibuprofeno 400mg por mais de 7 dias para as dores e 3 dias para a febre, sem indicação médica. Se não melhorar, procure o seu médico.
QUE CUIDADOS ESPECIAIS DEVE TER
Não tomar nas seguintes situações:
- Idade inferior a 18 anos;
- Alergia aos componentes do medicamento;
- História de alergia (asma, urticária, rinite, etc.) associada ao uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®) ou outro anti-inflamatório;
- Se estiver grávida ou a amamentar;
- Em caso de problemas gastrintestinais como úlcera, gastrite ou doença de Crohn;
- História de hemorragia ou perfuração gastrintestinal em resultado da toma de outros anti-inflamatórios (maior atenção em idosos);
- Insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave;
- Em caso de desidratação;
- Se tiver Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) ou outras doenças auto-imunes;
Caso esteja a tomar um dos seguintes medicamentos, aconselhe-se com o seu farmacêutico:
- Medicamentos para diminuir a coagulação do sangue (ex: Varfine®, Acido acetilsalicílico, Ticlopidina);
- Outros medicamentos anti-inflamatórios;
- Medicamentos para a ansiedade ou depressão;
- Medicamentos para a insuficiência cardíaca;
- Medicamentos para a hipertensão arterial;
- Medicamentos para a diabetes;
- Medicamentos para o VIH;
- Medicamento com ciclosporina; metotrexato; colestiramina; lítio; Ginkgo biloba;
- Medicamentos com corticosteróides para toma oral ou injetáveis; - Alguns antibióticos.
POSSÍVEIS EFEITOS ADVERSOS E O QUE DEVE FAZER
Como acontece com todos os medicamentos, o ibuprofeno pode causar efeitos indesejáveis, tais como:
- Dor abdominal, úlcera gástrica, hemorragia gastrointestinal, náuseas, vómitos, azia, gases, etc. Interrompa o tratamento e contacte de imediato o médico;
- Reações alérgicas; se surgirem manchas vermelhas na pele, comichão ou falta de ar, pare de tomar e contacte de imediato o médico;
- Vertigens, dor de cabeça, insónia, agitação, irritabilidade;
- Tonturas e sonolência, que podem dificultar a condução de carros e que são agravadas pelo consumo de álcool, pelo que deve evitar bebidas alcoólicas.
- Se tiver algum efeito secundário, que não encontre referido na bula do medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. E recorde-se que em doses superiores o Ibuprofeno é um medicamento sujeito a receita médica.
ALGUMAS OPÇÕES DE IBUPROFENO DE VENDA LIVRE DISPONÍVEIS NO MERCADO
- TRIFENE
- I-BU-RON
- NUROFEN
- MOMENT
- OZONOL
- OUTROS…
Por mais que julgue que o ibuprofeno é um "básico" na sua farmácia em casa, lembre-se que este deve sempre ser adquirido sob prescrição médica, pois a par das suas indicações existem várias contraindicações que podem ter consequências graves.
A Farmácia da Penha está sempre disponível para o aconselhar em qualquer dúvida ou necessidade que lhe possa surgir.
Fonte: