A importância da Protecção Solar

Será que sabe realmente os potenciais efeitos que o sol pode ter sobre nós? 

O sol não envia apenas radiação visível para a terra, envia também radiação invisível que pode ter um impacto negativo na nossa saúde se for recebida em doses demasiado elevadas.

A radiação solar é composta por uma ampla variedade de raios. A radiação que atinge a Terra consiste nos raios visíveis, raios infravermelhos (IV) e raios ultravioleta (UV). A radiação ultravioleta é subdividida em raios UVA, UVB e UVC, dependendo do seu comprimento de onda. 

RAIOS ULTRAVIOLETA (UV)

Os raios ultravioleta (UV) são raios invisíveis e estão divididos em raios UVA, UVB e UVC. Os raios UVA podem causar problemas de pele a longo prazo, incluindo cancro e envelhecimento prematuro da pele, enquanto que, os raios UVB são os principais responsáveis pelas queimaduras solares. Os raios UVA atingem cerca de 10 vezes mais a superfície da terra do que os raios UVB. Os raios UVC são absorvidos pela atmosfera da terra e não afetam a pele.

A intensidade da radiação solar depende de vários fatores, incluindo a época do ano, hora do dia, latitude, altitude, reflexões no solo e condições climáticas. 

  • 80% dos raios UV penetram as nuvens.

  • A sombra consegue reduzir a exposição aos raios UV em 50% ou mais.

  • 60% dos raios UV ocorrem entre as 10 da manhã e as 2 da tarde.

  • A meio metro abaixo da superfície da água, a radiação UV é ainda 40% tão intensa como na superfície.

  • A água reflete cerca de 25% da radiação UV.

  • A areia branca reflete até 15% dos raios UV.

QUEIMADURA SOLAR

Se não se proteger da elevada exposição aos raios UV, estes raios começarão a penetrar as camadas da pele. Eventualmente, os vasos sanguíneos abaixo da superfície da pele podem expandir-se e libertar fluidos, causando inflamação e vermelhidão. A queimadura solar aparece normalmente pela primeira vez 2 a 6 horas após o início da exposição, atinge a sua intensidade máxima dentro de 24 a 36 horas e desaparece após 3 a 5 dias.

BRONZEADO

Ao contrário da pigmentação imediata, o bronzeado real ajuda a proteger contra os efeitos nocivos da radiação UV. O bronzeado desaparece progressivamente, mas lembre-se que as pessoas com um bronzeado natural também precisam de aplicar protetor solar, uma vez que o bronzeado não oferece proteção suficiente contra a exposição UV.

Cuide da sua pele neste verão. Proteja-a dos efeitos nocivos do sol e proporcione-lhe um bronzeado deslumbrante.

Venha aconselhar-se connosco e saber todas as campanhas disponíveis agora em protectores solares.

Voltar