Manchas na pele - Cuidados a ter no verão!

Com a chegada do Verão, já referimos algumas vezes os diversos cuidados que deve ter com a sua pele para evitar o envelhecimento precoce da mesma, a desidratação, os escaldões e a longo prazo, situações mais graves como o cancro de pele. 

Mas e as tão indesejadas manchas? Como podemos evitá-las se é precisamente no verão que elas mais se pronunciam?

O motivo que causa o aparecimento ou intensificação destas manchas no verão são, além de factores genéticos, uma exposição solar intensa, e ainda em alguns casos, o uso de contraceptivos hormonais, o que faz das mulheres as mais afectadas por este problema. 

Mas os diferentes tipos de pigmentação da nossa pele, a que habitualmente chamamos de manchas têm diferentes tipos de denominação de acordo o motivo que as desencadeia:

  • Lentigos: As conhecidas manchas de velhice, que podem surgir naturalmente na pele ou por exposição solar excessiva.

            

  • Melasma: Surge na sequência de um descontrolo hormonal ou após uma exposição solar excessiva sem protecção, ou mesmo durante a gravidez (cloasma, mais conhecido por pano).

            

  • Pigmentação Pós-Inflamatória: Surge na sequência de uma problema de pele como uma borbulha de acne por exemplo. A mancha surge por excesso de produção de melanina provocado pela inflamação.

            

Em qualquer um dos casos referidos, embora as manchas sejam inofensivas, estas podem de alguma forma incomoda-lo(a), no que respeita à sua imagem.

Assim, no verão há que ter um cuidado redobrado para que estas não apareçam, ou se intensifiquem. E estes cuidados começam de imediato pela prevenção que passa pelo uso (e abuso) da protecção solar. Além disso, devemos ainda ter atenção reforçada relativamente ao tipo de cremes ou tratamento químicos que possamos fazer durante esta altura do ano. A nossa pele está mais sensível, devido às temperaturas mais altas, logo mais vulnerável a danos permanentes. Apesar de não nos cansarmos de mencionar que o melhor tratamento é prevenir através do uso de proteção solar (de preferência todo o ano), isso não significa que esta seja a única solução, pelo contrario.

           

Hoje já existem no mercado produtos  que podem ajudar a prevenir e tratar manchas já existentes, mesmo no verão, algo que até há pouco tempo apenas era recomendado ser feito nos meses de outono e inverno. Na Farmácia da Penha pode encontrar marcas que de excelência que vão dar resposta a este problema, e pode começar já, nomeadamente a CAUDALIE, com a sua gama Vinoperfect Antimanchas, ou a Martiderm com a sua gama DSP - Antimanchas (Despigmentantes).

           

           

 

 

 

Voltar