Meias de descanso ou meias de compressão?

Meias de descanso

Apesar das meias de descanso serem comparadas e confundidas com as meias de compressão, a verdade é que são bastante diferentes.


As meias de descanso servem principalmente para prevenir varizes. Estas não têm uma pressão contínua e não são classificadas com as diferentes classes de compressão. Por isso mesmo, não são consideradas como um meio auxiliar de tratamento em medicina.


No entanto, aliviam as dores ligeiras sem qualquer grau de doença, como pernas pesadas e retenção de líquidos. Podem ser compradas em qualquer farmácia ou até no mercado livre.

Meias de compressão

As meias de compressão são prescritas por um médico.

É através da pressão da malha exercida nas veias que o retorno venoso é melhorado ajudando na terapia de flebites, tromboses, tratamento após cirurgia de veias, alívio das manifestações de doença venosa crónica (pernas pesadas, varizes, edemas, úlceras de perna), linfedema (edema das partes moles que aparece quando a circulação linfática fica obstruída, permitindo o congestionamento de fluído linfático no tecido intersticial, dando origem ao edema) e lipedema (é uma disfunção hereditária crónica da distribuição de gordura nas coxa, nas pernas e nas ancas). As meias de compressão também podem ser prescritas para prevenir problemas venosos durante a gravidez ou viagens longas.

É através desta compressão forte no tornozelo e mais amena conforme sobe pelas pernas, que os inchaços e congestões dolorosos diminuem.

Este tipo de meias são um meio auxiliar medicinal importante para a terapia, mas também podem e devem ser usadas para profilaxia, em diversos casos, nomeadamente em pessoas que têm profissões exercidas de pé.

Para uma correta utilização, as pernas devem ser sempre medidas em diferentes pontos-chave, sendo estas medidas feitas na farmácia por um farmacêutico, ou por um técnico especializado numa loja da especialidade. Após realizada esta medida são entregues as meias corretas que podem já existir como modelo de série ou em alternativa são confecionadas à medida (apenas em casos muito graves, de compressões muito elevadas ou medidas não encontradas em modelos de série).

As meias de compressão atuais não só têm um aspeto elegante, como também podem ser vestidas com maior facilidade e devido aos materiais de alta qualidade que são muito confortáveis e eficazes.

Voltar