Os alimentos termogénicos são cada vez mais procurados em contextos de dietas de emagrecimento ou perda de gordura localizada. Estes são alimentos cujo organismo tem maior dificuldade em digerir e assim, vão provocar um aceleramento do metabolismo basal através do aumento do gasto energético para essa digestão. Ou seja, os alimentos termogénicos aceleram o metabolismo, forçando o organismo a gastar mais energia para repor os valores normais de temperatura.
No entanto, é importante não esquecer que não existem milagres e que o aumento do metabolismo é relativamente pequeno, sendo ainda variável de pessoa para pessoa, o que faz com que a restrição alimentar ponderada e a prática de exercício físico regular continuem a ser os fatores determinantes na perda de peso, e os alimentos termogénicos, com um consumo frequente, sejam apenas adjuvantes neste percurso.
Mas há ainda um aspeto muito importante a ter em conta. Os alimentos termogénicos devem ser consumidos com o acompanhamento de um nutricionista que determinará, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta a ser ingerida.
Abaixo damos alguns exemplos de alimentos termogénicos que fazem parte do nosso quotidiano.
Canela:
Contribui para regular os níveis de glicose no nosso organismo e mantê-los estáveis, de forma a que não hajam variações bruscas de insulina ou açúcar no sangue, pois são estas variações que provocam a sensação de fome.
Espargos:
Regulam o aparelho digestivo, os níveis de açúcar e gordura e ainda são fonte de fibra.
Óleo de côco:
Estimula o sistema imunitário, a digestão, o metabolismo e contribui para a perda de peso e para mater os níveis de colesterol estabilizados.
Mostarda:
Acelera o metabolismo quase até ao dobro do seu funcionamento habitual.
Gengibre:
Tem propriedades termogénicas, que permitem acelerar o metabolismo e tem também propriedades anti-inflamatórias.
Aveia:
É um alimento termogénico pois exige muita energia para ser digerida. Ajuda a regular os níveis de açúcar, e estimula o gasto de calorias na forma de gordura.
Clara de Ovo:
Contribui para ganhar massa magra por ser rica em proteína, e para ser digerida o organismo consome mais energia.
Chá de Hibisco:
O seu efeito termogénico estimula a queima de gordura corporal e auxilia o processo de emagrecimento, combatendo ainda a retenção de líquidos.
Pimenta:
Pimentas picantes como a pimenta caiena são um excelente alimento termogénico pois aumentam consideravelmente o metabolismo fornecendo-lhe muito mais energia.
Chá verde:
Estimula a termogénese e a oxidação de gordura.
A Farmácia da Penha, tem ao seu dispor consultas de nutrição, onde poderá tirar todas as suas dúvidas sobre estes alimentos e onde poderá ser devidamente acompanhado numa dieta adequada às suas necessidades.
Esperamos por si.