O que são alimentos termogénicos?

Os alimentos termogénicos  são cada vez mais procurados em contextos de dietas de emagrecimento ou perda de gordura localizada. Estes são alimentos cujo organismo tem maior dificuldade em digerir e assim, vão provocar um aceleramento do metabolismo basal através do aumento do gasto energético para essa digestão. Ou seja, os alimentos termogénicos aceleram o metabolismo, forçando o organismo a gastar mais energia para repor os valores normais de temperatura.

No entanto, é importante não esquecer que não existem milagres e que o aumento do metabolismo é relativamente pequeno, sendo ainda variável de pessoa para pessoa, o que faz com que a restrição alimentar ponderada e a prática de exercício físico regular continuem a ser os fatores determinantes na perda de peso, e os alimentos termogénicos, com um consumo frequente, sejam apenas adjuvantes neste percurso.

Mas há ainda um aspeto muito importante a ter em conta. Os alimentos termogénicos devem ser consumidos com o acompanhamento de um nutricionista que determinará, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta a ser ingerida.

Abaixo damos alguns exemplos de alimentos termogénicos que fazem parte do nosso quotidiano.


Canela:

Contribui para regular os níveis de glicose no nosso organismo e mantê-los estáveis, de forma a que não hajam variações bruscas de insulina ou açúcar no sangue, pois são estas variações que provocam a sensação de fome.


Espargos:

Regulam o aparelho digestivo, os níveis de açúcar e gordura e ainda são fonte de fibra.


Óleo de côco:

Estimula o sistema imunitário, a digestão, o metabolismo e contribui para a perda de peso e para mater os níveis de colesterol estabilizados.


Mostarda:

Acelera o metabolismo quase até ao dobro do seu funcionamento habitual.


Gengibre:

Tem propriedades termogénicas, que permitem acelerar o metabolismo e tem também propriedades anti-inflamatórias.

Aveia:

É um alimento termogénico pois exige muita energia para ser digerida. Ajuda a regular os níveis de açúcar, e estimula o gasto de calorias na forma de gordura.


Clara de Ovo:

Contribui para ganhar massa magra por ser rica em proteína, e para ser digerida o organismo consome mais energia.


Chá de Hibisco:

O seu efeito termogénico estimula a queima de gordura corporal e auxilia o processo de emagrecimento, combatendo ainda a retenção de líquidos.


Pimenta:

Pimentas picantes como a pimenta caiena são um excelente alimento termogénico pois aumentam consideravelmente o metabolismo fornecendo-lhe muito mais energia.


Chá verde:

Estimula a termogénese e a oxidação de gordura.

A Farmácia da Penha, tem ao seu dispor consultas de nutrição, onde poderá tirar todas as suas dúvidas sobre estes alimentos e onde poderá ser devidamente acompanhado numa dieta adequada às suas necessidades.

Esperamos por si.

Voltar