Os excessos do Natal!

No Natal, a mesa espera-se farta e as refeições longas em família, pelo que é frequente ocorrerem excessos alimentares. Manter a forma nesta época tem os seus desafios.

Sabia que no Natal consumimos, em média, cerca de 6000 calorias, o triplo do que é suposto?

Para evitar exageros e disfrutar desta quadra de maneira mais saudável, a Farmácia da Penha deixa-lhe algumas dicas.

Cuidados a ter

  • Comer normalmente antes da refeição festiva não esquecendo os lanches;
  • Evitar petiscar enquanto prepara os alimentos;
  • Mastigar bem os alimentos durante a refeição;
  • Moderar as quantidades ingeridas.

Alternativas mais saudáveis

A tradição dita pratos hipercalóricas para a consoada, mas é possível fazer algumas alterações nas receitas típicas para que os pratos sejam mais saudáveis e igualmente saborosos:

  • Procure confecionar em casa a maioria dos pratos/doces da sua Ceia;
  • Confecione as quantidades estritamente necessárias para a Ceia e dia de Natal;
  • Para as entradas substitua os queijos, salgados, chouriços e manteiga por palitos de legumes, azeite e vinagre balsâmico, pães integrais e patê de grão;
  • Nas receitas que levam leite, opte pelo leite magro, nas que levam natas, substitua por natas light ou por iogurtes naturais magros;
  • Nas receitas que contêm muitas gemas, substitua parte delas por claras;
  • Substitua o açúcar por adoçantes naturais (stevia, por exemplo);
  • Opte por confeções mais simples e sem gordura (prefira o peru assado sem gordura e o bacalhau cozido, temperado com pouco azeite), acompanhados por legumes ou salada e reduza a dose de batatas ou arroz;
  • Para limitar o teor de sódio, demolhe o bacalhau com a pele virada para cima durante pelo menos 24 horas em ambiente refrigerado;
  • Não abuse dos molhos, evite o consumo da pele do perú e opte por ervas aromáticas e limão para o temperar;
  • A gordura retida nos alimentos fritos varia em função da dimensão do alimento: quanto maiores, menos gorduras acumulam;
  • Para as rabanadas e sonhos utilize fatias de pão mais finas e prepare-as no forno ou a vapor, ou envolva em papel absorvente depois de fritá-las;
  • Sirva-se de pequenas porções de sobremesas de modo a que possa provar um pouco de todas sem exagerar;
  • Sempre que possível escolha fruta: uma fatia de ananás, maçã assada ou peras bêbedas são bons exemplos;
  • No dia seguinte, opte por refeições bastantes ligeiras, tais como sopa de legumes, infusões, iogurtes, frutas ou sumos naturais.

Nesta quadra festiva, faça caminhadas ou outras atividades físicas em família e lembre-se que os doces típicos da época devem ser consumidos com moderação!

Fontes:

www.saudecuf.pt

www.lusiadas.pt

www.controlaradiabetes.pt

www.hospitalcruzvermelha.pt

http://www.nutriente.pt/

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