Os primeiros dentes

A primeira dentição de uma criança, ou os chamados dentes de leite, começam normalmente a surgir entre os seis e os oito meses, no entanto, esta não é propriamente uma regra para todas as crianças, pois existem crianças que aos três meses de idade já começam a ter o primeiro dentinho a querer aparecer e noutros casos estes só começam a surgir por volta dos 12 meses.

Entre os dois e os três anos, os 20 dentes temporários já vão estar todos presentes na cavidade oral, e mais tarde irá surgir a dentição definitiva, entre os cincoe os sete anos.

 

 

O nascimento dos primeiros dentes é muitas vezes um processo incómodo e doloroso e que provoca alguns sitomas que são essenciais para os pais reconhecerem.

Os sintomas caracterizam-se por:

- Colocar os dedos na boca com muita frequência.

- Aumento da salivação.

- Gengivas avermelhadas e inchadas.

- Diminuição do apetite.

- Dificuldade em dormir ou irritabilidade invulgar.

 

Se a estes sintomas se juntar febre, vómitos ou diarreira a criança deverá ser, assim que possível ser vista pelo pediatra.

Como aliviar os sintomas?

Algumas das medidas que podem aliviar o mal-estar e desconforto do seu bebé são os seguintes:

- Limpar a boca com uma gaze molhada.

- Gel frio para gengivas.

- Mordedores (brinquedos preparados para a mordida, sendo que alguns contém um líquido dentro, ou pode colocar-se fruta dentro, e todos podem ser colocados no frigorifico, pois o frio irá funcionar como um anestésico natural para a criança).

- Esfregar a gengiva suavemente com um dedo previamente mergulhado em água fria.

- Gel anestésico apropriado para os primeiros dentes, com formulações sem alcool e sem açúcar.

- Alimentos e líquidos frios.

- Analgésicos e anti inflamatórios.

 

Os pais devem começar a fazer a escovagem dentária a partir do nascimento do primeiro dente, e esta deve ser feita duas vezes por dia, até aos três anos, sendo uma delas sempre ao deitar. Para o efeito deve ser utilizada uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado.

 

 

 

Voltar