Piolhos - Tudo o que deve saber!

O que são os piolhos?

Os piolhos são parasitas que se alimentam do sangue humano e se reproduzem através de ovos (lêndeas). Rapidamente, no decorrer de cerca de uma semana, os piolhos já se multiplicaram e deram início a uma verdadeira infestação que tem de ser controlada de imediato ou poderá prolongar-se durante meses e...contaminar aqueles que estão mais perto.

Que queixas provocam os piolhos?

A principal queixa é a comichão, o sintoma mais incomodativo e denunciador. No entanto, os piolhos só são detetados algum tempo depois da sua chegada. Além da comichão, a sensação de movimento na cabeça, as feridas, eczemas e crosta são outras queixas comuns.

Como se dá o contágio dos piolhos?

Dá-se apenas por contacto direto entre cabeças ou através da partilha de objetos de uso pessoal contaminados (pentes, acessórios para o cabelo, chapéus, etc.).Os piolhos não conseguem voar. É por esta razão que os piolhos existem principalmente nas escolas onde as crianças brincam e estão em contacto umas com as outras.

O contágio também pode ser feito numa piscina?

Para além da escola, a psicina ou a praia também podem ser locais propícos para uma infestação de piolhos, pois os piolhos são bons nadadores! Por isso na altura da praia, ou ao praticar desportos em piscinas nunca é demais estar atento.

Os piolhos reproduzem-se rapidamente?

Os piolhos fémea podem colocar mais de 10 lêndeas por dia. As lêndeas estão normalmente próximas da raiz do cabelo junto ao couro cabeludo e costumam ser visíveis a olho nú, pois são esbranquiçadas e ficam agarradas aos fios de cabelo, em particular na região da nuca e atrás das orelhas, locais propícios ao seu desenvolvimento. Já os piolhos são mais difíceis de localizar, pois são da cor do cabelo e movimentam-se, "camuflando-se" com facilidade. Uma infestação por piolhos é difícil de conter, pelo que quanto mais cedo forem detetados, mais facilmente se irá ver livre deles.

Como tratar lêndeas e piolhos?

Existem vários produtos antiparasitários disponíveis no mercado, sob a forma de champôs e loções. As instruções de utilização devem ser seguidas à risca, bem como as recomendações em relação a quando deve repetir o tratamento.

Nunca devem ser utilizados diferentes produtos antiparasitários em simultâneo, a não ser por recomendação do Pediatra ou Dermatologista.

Ferramenta essencial para remover lêndeas e piolhos

A utilização do pente fino, que, como o nome indica, tem dentes muito finos e apertados, vai ser fundamental para remover as lêndeas que estão coladas ao cabelo e que podem não ter morrido com a aplicação dos antiparasitários. Desinfete o pente fino com álcool ou água a ferver após cada utilização.

Lavagem a mais de 60º 

Para completar, a roupa que o seu filho tenha vestido nos últimos dois dias, a roupa de cama, bonecos de peluche com que a criança durma e a toalha de banho e de rosto devem ser lavadas a uma temperatura elevada (>60º) ou limpos a seco, de modo a eliminar quaisquer piolhos que possam ter. Escovas, pentes ou acessórios para o cabelo devem também ser desinfetados com álcool ou lavados com água a ferver.

Dar o alerta!

Os pais devem avisar a escola e os familiares que a criança tem piolhos, para que os outros progenitores estejam atentos e possam fazer o tratamento nos seus filhos atempadamente e em simultâneo -o que também vai impedir que ocorra uma nova contaminação.

Os piolhos podem ser prevenidos? 

Deve ensinar o seu filho a não usar escovas, pentes ou chapéus das outras crianças nem a emprestar-lhes os seus. Cortar o cabelo muito curto não é uma medida de prevenção em relação ao aparecimento de piolhos. Pode usar sprays repelentes, pois já existem alguns no mercado, e no caso das meninas usar o cabelo preso também ajuda a reduzir o risco de contágio.

Falta de higiene e piolhos: mito ou verdade?

Não há qualquer relação entre os piolhose a higiene. Pelo contrário, os piolhos até são mais comuns em cabelos limpos. É portanto um mito a associação destes parasitas à falta de higiene.

No que respita ao combate aos piolhos, na Farmácia da Penha temos vários tipos de produto, adequados a todas as idades, que podem ser muito eficazes que no combate quer na prevenção de uma infestação por piolhos. Estamos 24h disponíveis para o ajudar e tirar todas as suas dúvidas.

 

Fontes:

https://www.saudecuf.pt

https://www.paranix.eu/pt/sobre-piolhos

Voltar