Prepare os seus pés para o verão

Quer deixar os seus pés impecáveis para o verão? Gostava de começar a calçar aquelas sandálias fabulosas  mas ainda não teve tempo para ir à pedicure?

Então vamos deixar-lhe algumas dicas de como cuidar dos seus pés em casa, deixando-os deslumbrantes para para a estação mais quente do ano, contribuindo ainda para o seu conforto e bem estar.

1. Tirar o excesso de pele e/ou calosidades.

A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade deve limar, semanalmente, a região dos calcanhares e a sola com uma lima própria para os pés ou com uma pedra-pomes. Se optar por uma lima eléctrica o nosso conselho é que opte pela Scholl Velvet Smooth, agora com 25% de desconto. A melhor altura para limar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole, ou então mergulhar os pés durante 5 minutos em água morna com um pouco de bicarbonato de sódio (1 colher de sopa/1L de água).

2. Pés macios.

Após passar a lima nos seus pés, deve massaja-los com um creme hidratante próprio para os pés. Faça isto uma ou duas vezes por semana. a hidratação deve ser feita diariamente.

3. Trate das suas unhas.

Corte as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Use um alicate ou uma tesoura própria para o efeito. Também pode simplesmente apará-las com uma lima, sobretudo se for regularmente à pedicure. Não deve cortar demasiado as unhas nem deixá-las muito compridas. O facto de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujidade; e se as cortar demasiado pode correr o risco de lhe encravar uma unha.

 

4. Cuidado com as cutículas

Para ter umas unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado, pois pode correr o risco de ter uma inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure.

5. Protector solar

Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma serem esquecidos. Além de evitar que a pele fique ressequida, está igualmente a prevenir o cancro de pele.

6. Calos: O que fazer?

O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Este devem ser retirados por uma especialista, e se este for o seu caso aconselhamos a nossa podologista, a Drª Julieta Gonçalves, uma profissional qualificada e experiente. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reacção natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta calosidade, deve limar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizer nada, a calosidade acumula, o que é pior.

Cuide dos seus pés, afinal de contas eles cuidam de si todos os dias.

Fonte:

www.Scholl.pt

Voltar