Sabe que quantidade de água deve realmente beber por dia?

FORMAS LÍQUIDAS

A água é o principal constituinte do nosso corpo, ocupando mais de metade do nosso peso. É essencial a muitas funções vitais do nosso corpo, como a regulação da temperatura, a digestão, a circulação sanguíneae formação de urina. Sem água, órgãos como o coração e os rins deixariam de funcionar.

Todos os dias bebemos água, em bebidas (como sumos ou chá) ou através de alimentos (frutas, sopas...etc...), mas todos os dias também perdemos água: pela urina, pelas fezes, pelo suor ou mesmo pela respiração. Para compensar estas perdas, é preciso hidratar regularmente o organismo: bebendo água!
 

DESIDRATAÇÃO À ESPREITA

Há que hidratar sem esperar pela sede, pois a sede é o primeiro sinal de desidratação.

Se não houver reposição de água pode surgir:

  • Menor quantidade de urina de cor amarelo escuro
  • Boca e olhos secos
  • Diminuição da transpiração
  • Fraqueza muscular ou cansaço
  • Tonturas ou sensação de atordoamento


NECESSIDADES DIFERENTES

O risco de desidratação está sempre presente quando a ingestão de líquidos é insuficiente, sendo os idosos e as crianças os mais vulneráveis. Os idosos bebem menos água no seu dia-a-adia e muitas vezes não conseguem sentir sede. E as crianças são mais sensíveis às perdas de líquidos.

A ingestão de líquidos deve aumentar quando há: prática de actividade física intensa, temperaturas altas ou altitude elevada, doenças acompanhadas de febre, vómitos e diarreira. As mulheres a amamentar também devem beber mais líquidos do que o habitual.

A tabela abaixo especifica as necessidades de consumo de água de acordo com cada faixa etária e género. Este consumo de água inclui, o consumo através de bebidas e/ou alimentos.

BEBA ÁGUA!

Mantenha o corpo a salvo da desidratação:

  • Água: é a melhor fonte, é acessível e sem calorias.
  • Bebidas com sabor: os sumos, refrigerantes e bebidas lácteas são opções agradáveis quando não há sede, mas atenção à quantidade açúcar.
  • Sopas: fornecem água e ainda as vitaminas e sais minerais existentes nos legumes, são saciantes e pouco calóricas.

O consumo de água deve acontecer todo o ano e não apenas nos meses quentes.
A Farmácia da Penha está sempre disponível para informar e aconselhar sobre os gestos essenciais para prevenir a desidratação.

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