Escabiose ou Sarna - Acabe com as suas dúvidas!

A escabiose, também conhecida como sarna, é uma doença causada por um ácaro, Sarcoptes scabiei.

Trata-se deuma doença contagiosa transmitida por contacto directo com uma pessoa infectada ou através do uso de roupas contaminadas. Esta é uma doença que ocorre em qualquer sexo, ou faixa etária independentemenete dos hábitos de higiene pessoal.

Sinais e sintomas da escabiose

A principal característica da escabiose é o prurido intenso que, geralmente, piora durante a noite. Este prurido surge após o aparecimento de pápulas que por vezes podem conter pequenas "bolhinhas de água".  O facto do prurido ser demasiado intenso pode fazer com que a pessoa fique com várias lesões que podem mesmo infectar. 

As lesões da escabiose atingem principalmente os seguintes locais: abdómen, baixo ventre, umbigo, pés, pregas das axilas, cotovelos, punhos, espaços entres os dedos das mãos e sulco entre as nádegas.

A escabiose raramente atinge a pele do pescoço e da face, excepto nas crianças, em quem estas regiões podem também ser afectadas.

Tratamento

O tratamento da escabiose consiste na aplicação de medicamentos sob a forma de loções na pele do corpo todo, do pescoço para baixo, mesmo nos locais onde não aparecem lesões ou prurido.

A permetrina, o benzoato de benzilo  e o enxofre a 5% ou 10%, são opções terapêuticas. é importante assegurar concentrações adequadas da substância com a pele por longos períodos, sendo que normamelmente o objectivo é alcançado utilizando-se a substância durante a noite e retirando-a pela manhã. Após terminada a primeira série do tratamento, este deve ser repetido após 7 a 10 dias, para atingir os parasitas que estarão a deixar possíveis ovos. Medicamentos para o alívio do prurido devem ser utilizados, porém não são os responsáveis pela cura.

As roupas de uso diário e as roupas de cama devem ser trocadas todos os dias, colocadas para lavar e passar a ferro. Todas as pessoas de contacto prolongado  (ex. familiares) com o paciente infectado devem tratar-se ao mesmo tempo, para evitar a recontaminação. As unhas devem ser escovadas com sabonetes apropriados para remover parasitas ali depositados pelo acto de coçar.

Para evitar a escabiose não use roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas emprestadas e evite aglomerações.

Em caso de dúvida por favor procure a sua farmácia, procure a Farmácia da Penha.

 

Voltar