Será que anda a lavar bem os dentes?

Escovar os dentes é essencial para a sua saúde, pois previne o aparecimento de cáries dentárias e doenças das gengivas, bem como outras doenças orais. Escovar os dentes é uma responsabilidade de todos, principalmente das famílias. A escovagem deve sempre ser feita duas vezes por dia sendo uma delas à noite, antes de ir dormir e deve usar-se sempre um dentífrico fluoretado e uma escova suave, de tamanho adequado, para que seja possível aceder a todas as áreas dos dentes. Deve ainda ser ensinada e executada em todas as escolas do ensino básico e jardins-de-infância.

A escovagem dos dentes deve ser feita com um dentífrico fluoretado porque:

  • Remove a placa bacteriana (conjunto de bactérias, saliva e restos de alimentos);
  • Promove a remineralização dos dentes, tornando-os mais resistentes.

Só com uma escovagem eficaz é que se consegue remover a placa bacteriana.

Os dentes devem ser escovados durante 2 a 3 minutos, e na verdade a grande maioria das pessoas não passa nem metade desse tempo a fazer uma boa escovagem.

Como fazer?

1. Colocar o dentífrico fluoretado na escova.

2. Inclinar a escova em direção à gengiva e fazer pequenos movimentos vibratórios horizontais ou circulares com pouca pressão.

3. Escovar 2 dentes de cada vez, fazendo aproximadamente 10 movimentos (ou 5 no caso de crianças até aos 6 anos).

4. Escovar com uma sequência: começar pela superfície externa (do lado da bochecha) do último dente de um dos maxilares e continuar a escovar até atingir o último dente do lado oposto.

5. Escovar as superfícies do lado da língua com a mesma sequência.

6. Proceder do mesmo modo no outro maxilar.

7. Escovar as superfícies mastigatórias dos dentes com movimentos de vaivém.

8. Por fim, pode escovar-se a língua e cuspir o excesso de dentífrico, sem bochechar com água, assim, os fluoretos do dentífrico atuam mais tempo sobre os dentes. Não se esqueça ainda de terminar com uso correto do fio dental, tal como mostra o esquema abaixo.

A nossa sugestão de produtos de higiene oral:

Elgydium e Eludril (Pierre Fabre) - disponibiliza uma gama completa de produtos de higiene, cuidado e tratamento Buco-Dentário e é uma das marcas líderes no mercado nacional.

Bexident (ISDIN) - Especializada sobretudo no tratamento e cuidado das suas gengivas, mas a Bexident é muito mais do que isso, esta é uma marca que lhe disponibiliza um vasto números de produtos para os mais diversos problemas de saúde oral,sendo cada um deles especialmente criado para o efeito.

Voltar