O que é o VIH?
O VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca e destrói o sistema imunitário do nosso organismo, isto é, destrói os mecanismos de defesa que nos protegem das doenças.
Este vírus pode permanecer “adormecido” no organismo sem manifestar sinais e sintomas durante algum tempo. Neste período, os indivíduos infetados com o VIH são chamados de seropositivos.
Como se transmite o VIH?
O VIH encontra-se principalmente no sangue, no sémen, no líquido pré-ejaculatório, nos fluidos vaginais de pessoas infetadas e no leite materno. Assim, a transmissão do vírus só pode ocorrer se estes fluidos corporais entrarem diretamente em contato com o corpo de outra pessoa pela via sexual e/ou sanguínea.
- Existem as seguintes formas de transmissão:
Como não se transmite?
- O VIH não se transmite através de contactos sociais: aperto de mão, toque, abraço, beijo social;
- Também não se transmite através de alimentos ou água;
- Espirros ou tosse;
- Picadas de insetos;
- Piscinas ou casas-de-banho.
A infeção pode ser prevenida:
- Utilizando o preservativo masculino ou feminino nas relações sexuais;
- Não partilhando objetos que possam estar em contacto com fluidos contaminados: escovas de dentes, máquinas/lâminas de barbear/depilar, objetos cortantes, objetos perfurantes e agulhas (incluindo de tatuagem e de piercing), seringas e outros dispositivos médicos que estejam em contacto com sangue, objetos para inalar drogas (como notas ou palhinhas);
- O risco de contágio de uma mãe seropositiva para o seu bebé pode também ser diminuído significativamente realizando uma terapêutica adequada durante a gravidez e o parto e evitando o aleitamento.
Quem deve fazer o teste?
Todas as pessoas devem fazer o teste do VIH. Mas este torna-se ainda mais necessário se se verificarem comportamentos de risco, como:
- Relações sexuais desprotegidas (sem preservativo);
- Partilha de seringas ou outro material de injeção de drogas;
- Contacto com o sangue de outra pessoa.
Quando é que se pode fazer o teste?
A colheita de sangue para o teste deve ser efetuada num prazo de 6 a 8 semanas após um contacto de risco.
As primeiras análises a uma pessoa infetada pelo vírus podem dar um resultado negativo se o contágio for recente e se não tivermos em conta o “período de janela”. O teste deve ser sempre repetido passados 3 meses do comportamento de risco.
O que é a SIDA?
A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença causada pelo VIH e está relacionada com a degradação progressiva do sistema imunitário.
No estado avançado da infeção existe perda acentuada das células protetoras do sistema imunitário (linfócitos TCD4+).
O desenvolvimento de infeções e tumores numa fase avançada da imunodeficiência, tais como a tuberculose e o sarcoma de Kaposi, entre muitas outras doenças oportunistas, designa-se, também, de SIDA.
O VIH pode levar anos até que cause danos graves no sistema imunitário de forma a evoluir para o estádio de SIDA. A terapêutica anti retrovírica pode travar, ou mesmo regredir a progressão da infeção para SIDA.
As Nações Unidas estabeleceram o fim da SIDA enquanto epidemia mundial como uma meta para atingir até 2030. Para isso, há que promover o conhecimento da doença e as campanhas que levam os tratamentos anti-retrovirais às pessoas infetadas.
O LAÇO VERMELHO
"O laço vermelho, que vemos sempre associado quando se fala de SIDA, representa o sangue e está também ligado à paixão. Foi criado em 1991, por um grupo de artistas norte-americanos que queriam homenagear os colegas que tinham morrido por causa da SIDA. Desde então o laço tornou-se no símbolo da luta contra a doença."
Fontes:
www.apf.pt
www.sermais.pt
www.juventude.gov.pt
www.insa.min-saude.pt
imagens: https://www.vihda.pt